A inadimplência pode afetar muito o seu negócio e, por isso, é importante estar atento a estratégias que minimizem os danos para o caixa da empresa, especialmente, em tempos de crise financeira ocasionada por uma pandemia.
Portanto, é imprescindível que, especialmente, as micro e pequenas empresas adotem medidas de prevenção e de contenção para tentar minimizar os impactos da inadimplência no cotidiano.
Confira algumas dicas para diminuir a inadimplência no seu negócio!
1 – Negocie com seus clientes
Nesse tempo de crise é comum que os clientes falem sobre a falta de condições para honrar com seus compromissos. Por isso, será necessário preparar margens de preço para casos em que haja contestação. Prepare o seu time para essas negociações e esclareça os casos em que a tabela de preços especiais deverá ser utilizada.
Quanto ao atendimento desses clientes, uma conversa amigável e empática pode ajudar a aumentar a eficiência e resultar no pagamento da dívida, sem gerar problemas.
2 – Mantenha os dados atualizados
É muito importante que a sua empresa conte com ferramentas de alta tecnologia para apoiar o processo de enriquecimento e de busca das informações encontradas em sua base, principalmente quando for o momento de localizar os devedores.
3 – Utilize diferentes canais para cobrar um cliente
Um canal muito usado entre as operadoras de cobrança é a ligação telefônica, mas o seu negócio pode fazer uso de outros canais. Ao utilizar apenas o contato telefônico, a sua empresa diminui as chances, já que as pessoas não costumam atender. Utilizar o SMS pode fazer o seu negócio ter uma taxa de entrega bem mais alta e eficiente.
Utilizar o WhatsApp pode ser uma boa alternativa para começar o processo de negociação com seus clientes. Essa ferramenta já vem sendo muito utilizada por facilitar o relacionamento e a interação, além de ajudar a tornar o contato mais humanizado.
Fonte: CDL São Paulo