Empreender não é uma tarefa fácil, mas totalmente possível. Por isso, separamos cinco dicas básicas para um empreendedor de primeira viagem!

  • Faça um bom planejamento: É planejando que se identificam as metas que se quer alcançar. A negligência na hora de planejar pode impedir que um negócio evolua de maneira sustentável;
  • Faça um planejamento financeiro: Calcule com cuidado os custos do seu negócio. Tenha em mente quais serão as despesas com reformas, taxas de registro, despesas fixas e variáveis. Só assim é possível saber quanto será necessário dispor para investir no novo negócio;
  • Estude o mercado: A análise de mercado é pré-requisito para trilhar um caminho de sucesso. E isso passa não só pela análise dos clientes, mas também pela de concorrentes e de fornecedores.
  • Valorize seus clientes: valorizar a clientela é um passo essencial. Com um bom atendimento, o cliente fica satisfeito e sua empresa tem mais chances de crescer.
  • Formalize-se: com a documentação da empresa em dia, você poderá abrir conta no banco para pessoa jurídica, poderá participar de concorrências públicas e não terá de se preocupar com a fiscalização. Além disso, lembre-se de estar dentro da lei. Prepara-se juridicamente é uma segurança para qualquer negócio.

 

Compartilhe:


Deixe seu comentário: